Muito se fala em Turismo Educacional, que nada mais é do que a maneira de complementar o ensino dado em sala de aula com a prática fora dela, a fim de ampliar o conhecimento e desenvolvimento dos alunos por meio de atividades lúdicas e educacionais.
A discussão sobre os benefícios que a prática traz é antiga.
O assunto vem tomando grandes espaços e sendo inserido no currículo escolar de maneira mais assertiva, pois entende-se que ir a campo colocar em prática o conteúdo dado dentro da instituição facilita a assimilação do conhecimento adquirido.
E se você chegou até aqui porque deseja saber mais sobre o tema e sua importância na educação de seus alunos, então você está no caminho certo.
A seguir falaremos sobre as principais questões que permeiam o estudo do meio, como:
A importância dele no ensino-aprendizagem;
O impacto na formação do indivíduo;
Como promover uma atividade de sucesso.
Vamos lá?
Afinal, por que o turismo pedagógico é tão importante para o processo ensino-aprendizagem?
Diariamente, no ambiente escolar, os alunos captam informações a partir de diferentes métodos e técnicas de ensino, capazes de promover o conhecimento e a interação entre professores e colegas em sala.
Tem sido assim desde sempre, mas o mundo vem mudando muito rápido - parte desta mudança se dá pela evolução da tecnologia e não só. Existem diversos fatores, como o comportamento, interesse, grupo social (etc) que justificam os motivos pelos quais ampliar os espaços de aprendizagem é fundamental e até urgente.
E a saída pedagógica é uma forma de propor aos alunos participação ativa e interação entre o conteúdo aprendido na escola com o conhecimento adquirido fora dela, com um toque de realidade.
Imagine que um professor deseja abordar assuntos relacionados às diferentes culturas do nosso país: que melhor maneira ele teria de fazer isso se não o de incentivar os alunos a visitar aldeias indígenas, por exemplo?
Qual o impacto que o estudo do meio tem na formação do indivíduo?
Paulo Freire, filósofo e um dos maiores educadores do Brasil na década de 60, afirmou diversas vezes que “o aprendizado acontece de verdade quando o aluno é levado a compreender o que ocorre ao seu redor, a fazer suas próprias conexões e a construir um conhecimento que faça sentido para a sua vida”.
Pesquisadores recentes que tratam sobre o mesmo assunto também revelam a importância de aproximar o ensino dado em sala da realidade dos estudantes, com o objetivo de facilitar o aprendizado.
Enfatizam ainda que as saídas pedagógicas contribuem para o desenvolvimento cultural, social, pessoal e intelectual dos alunos.
Incentivar os estudantes a interagirem com novas pessoas, hábitos, costumes e culturas ampliam a ideia de que o mundo é apenas aquele em que eles vivem (neste caso o espaço da escola), permitindo olhar para a realidade do outro e o que acontece à sua volta.
Como promover uma atividade pedagógica de sucesso?
Alguns fatores são fundamentais para a inserção de atividades pedagógicas no calendário escolar e, mais, para que elas sejam executadas com sucesso.
E para te ajudar com o planejamento da saída, separamos uma lista de itens considerados indispensáveis para um passeio bem-sucedido e que te ajudarão a construir um excelente projeto de turismo educacional. Leve em conta:
O que estou dando em sala que posso complementar com o turismo educacional?
Há conexão entre a disciplina e o passeio escolhido?
Quais as justificativas e os objetivos reais da atividade?
Qual o melhor destino?Qual o tempo de deslocamento entre a instituição até o local (is) escolhido (s)?
Que tipo de projeto eu deveria propor a direção (ou demais superiores)? É multidisciplinar, que posso agregar conteúdo para outros professores?
Qual a faixa etária possível para a saída? Faria sentido para os meus alunos?
De que forma eu deveria convencer os responsáveis dos meus alunos a apoiar o projeto?
Devo buscar apoio em alguma agência de turismo especializada?
Agora que você sabe a importância do turismo pedagógico, o impacto que ele tem na formação dos seus alunos e o que considerar na hora de montar uma atividade externa, o que está esperando para colocar em prática?
E se ainda tiver alguma dúvida sobre o tema ficaremos felizes em poder ajudar. Entre em contato conosco!
muito importante esses esclarecimentos. existe curso de extensão universitária específico para o turismo pedagógico. grata