top of page

Jornada do Patrimônio 

Ilha do Bororé - Outra São Paulo
Formulário de inscrição:
Release do Roteiro:
Ilha do Bororé é um bairro localizado no extremo sul da cidade de São Paulo, cercado pela Represa Billings.

 

Quando se atravessa a balsa de acesso ao bairro, é como passar por um portal que nos leva da correria de São Paulo para a tranquilidade do interior. Destaca-se na visita a Capela de São Sebastião (1904), o armazém do Edinho mais antigo que a igreja e a Casa EcoAtiva espaço comunitário de resistência cultural e agroecológica.

 

O bairro conta com cerca de 80% de sua área útil coberta pela vegetação da mata atlântica, preservada em sítios e propriedades particulares.

Marsilac - da​ ferrovia às águas
Formulário de inscrição:

Release do Roteiro:
Localizado próximo à serra do Mar, quase totalmente rural, tem a maior área territorial do Município de São Paulo, equivalente à toda sua área central. Possui também a densidade populacional mais baixa de todos os distritos, sendo boa parte coberto por reservas da Mata Atlântica, dentro da Área de Proteção Ambiental Municipal do Capivari-Monos.

Onde hoje é o bairro antes eram apenas chácaras, com a chegada da ferrovia e dos trabalhadores o local foi sendo povoado e tomando características de bairro. O então P-16 ou Parada 16, começou a ficar conhecido por Marsilac devido ao engenheiro José Alfredo Montes de Marsilac, qual foi homenageado pela empresa Sorocabana que batizou a estação com seu nome que viria a se tornar o nome do bairro.

 

Aproximadamente 5 km do centrinho do bairro, os moradores contam com um conjunto de pequenas quedas, que localiza-se em uma divisa entre um terreno particular e uma área da SABESP, antes o local era uma grande fazenda de produção de carvão vegetal para abastecer a ferrovia, os trabalhadores da fazenda banhavam-se ali após o trabalho e denominaram o local como Cachoeira de Marsilac.


Parte importante do Polo de Ecoturismo de São Paulo (lei 15953/14)

bottom of page